Poupança

Um dos absurdos da situação vigente no Brasil é o fato de se desestimular a poupança atribuindo a ela uma perda de valor quando deveria ser remunerada. Isto se deve ao fato de estar o Brasil a serviço do sistema financeiro enquanto deveria ser exatamente ao contrário.

O dinheiro circulante no Brasil esta a serviço do enriquecimento ilícito decorrente da remuneração absurda, imoral e criminosa do sistema praticado por ele.

É inaceitável que um poder executivo não possa gerir livremente os recursos arrecadados em função dos tributos recolhidos da população brasileira.

A instituição para operacionalizar esse recurso é a Caixa Econômica Federal, na sua condição de braço financeiro executivo do Governo.

A ação aqui sugerida é a que podemos chamar de Previdência Patrimonial.

A Previdência Patrimonial corresponde à constituição de um patrimônio, representado por uma Poupança Patrimonial, na Caixa Econômica Federal, que será liberado para resgate após seu titular ter atingido a idade que corresponda a três quartos da expectativa de vida vigente para seu sexo. A Poupança Patrimonial terá como destinação única o programa do Governo Federal de Previdência Social que a corrigirá pela inflação e a remunerará 6% ao ano.

O valor mensal liberado terá como limite o que corresponda à divisão do valor poupado, pelo número previsto de meses de expectativa de vida. Caso o titular da poupança viva além do estatisticamente previsto, o sistema assumirá a continuidade dos pagamentos mensais. Caso, entretanto, o titular faleça antes, o valor restante da Poupança Patrimonial será herança para novo titular herdeiro. Prevendo esta hipótese, o titular poderá fazer esta destinação prévia no próprio documento de poupança.

A Previdência Patrimonial permitirá que os que podem mais sejam solidários com a previdência dos que podem menos, sanando o problema atualmente existente que tanto preocupa o governo atual. Na realidade este é falso problema facilmente corrigível sem que perturbe mais ainda a população brasileira.

© 2018 por Professor Mendes.

    Serra Grande - Gramado - Rio Grande do Sul 

    E-mail: mendes@professormendes.org